Por que os olhos ficam vermelhos após o uso da maconha?

Olhos vermelhos após consumir maconha? Um clássico. Conheça o real motivo deste efeito e como amenizá-lo.

Por que os olhos ficam vermelhos após o uso da maconha?

Índice

.

Por que os olhos ficam vermelhos?

Que a cannabis costuma deixar os olhos vermelhos, nós já sabemos. Mas a maioria das pessoas não fazem ideia do porquê. Alguns acreditam que é uma reação ao contato da fumaça com os olhos, mas essa é uma teoria facilmente contestada. Afinal, a vermelhidão ocular não é um sintoma exclusivo da queima do bolado: se você já consumiu comestíveis, sabe que eles causam o mesmo efeito.

De fato, existem alguns raros casos de pessoas alérgicas à fumaça, mas o tetrahidrocanabidiol (THC) é o verdadeiro responsável pelo avermelhamento dos olhos. Quando consumimos THC, nossos batimentos cardíacos e pressão sanguínea aumentam, efeito causado pelos canabinóides da planta. No entanto, passados cerca de 5 a 10 minutos, nossa pressão arterial diminui, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos e capilares. Infelizmente, esse processo afeta também os vasos capilares oculares que, por sua vez, acabam por provocar um grande aumento do fluxo sanguíneo para os olhos. Mas e aí? Aí, pronto. Já era, você está com aquela cara de chapado!"

.

A vermelhidão ocular faz mal à saúde?

Existem muitas pessoas que acreditam que essa diminuição da pressão ocular pode promover danos à saúde. Apesar de não comprovado, segundo a associação de oftalmologistas do Canadá, essa é uma possibilidade que ainda não pode ser descartada. Em contrapartida, estudos estão em andamento para avaliar um possível benefício para alguns casos específicos, como os de pessoas que sofrem com glaucomas, por exemplo.

.

Quanto tempo leva para o efeito passar?

A vermelhidão dos olhos após o consumo da cannabis costuma levar cerca de 1 a 2 horas para passar, às vezes até mais. Isso vai depender da quantidade consumida, do nível de THC da espécie e até mesmo do organismo do próprio usuário.

.

Como amenizar os olhos vermelhos causados pela maconha?

Para finalizar, separamos algumas formas para você evitar ou, pelo menos, diminuir a intensidade desses olhos que são pura pala:

  • Cafeína

Uma das formas de evitar ou diminuir a vermelhidão dos olhos após o consumo canábico é a ingestão de alimentos com propriedades que causam a vasoconstrição, efeito oposto à vasodilatação provocada pelo THC. Como por exemplo, bebidas e alimentos à base de cafeína e cacau.

  • Compressa de água fria

A água fria é mais um vasoconstritor, portanto, lavar o rosto com água gelada ou colocar bolsas de gelo embaixo dos olhos também ajuda. Quando fica em contato com o frio, o organismo passa a enviar a maior parte do sangue para os órgãos vitais como o cérebro e o coração. Dessa maneira, ocorre a redução do fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo, inclusive os olhos.

  • Escolha da espécie

Outra opção que irá alterar completamente a intensidade dos olhos vermelhos, é a escolha da espécie da planta. Quanto menor o nível de THC, menores as chances da vermelhidão ocular ficar tão evidente. Mas se você optar por este caminho, tenha em mente que a quantidade de THC influencia totalmente no tipo de brisa que você terá.

  • Colírio

De qualquer forma, o único vasoconstritor que garante que você tenha seus olhos branquinhos, praticamente de imediato, é o colírio.

.

Quem não tem colírio, usa óculos-escuro

Se você quiser apenas disfarçar a cara de doidão, basta colocar um óculos-escuro e, de quebra, ainda fazer um estilo!

Enfim, a verdade é que cada um tem seu jeito de disfarçar a cara de chapado. Conta pra gente, qual é o seu?

Referências: