Diferenças e Similaridades entre os Sexos das Plantas de Maconha

Embora aparentemente sutis, as diferenças entre as plantas macho e fêmea da maconha são, de certa forma, evidentes. Cada uma possui suas vantagens, mas não se engane, elas nem sempre funcionam bem juntas.

Diferenças e Similaridades entre os Sexos das Plantas de Maconha

Índice

.

Os maiores atrativos de cada sexo

Conhecer o sexo das plantas de maconha é fundamental para o cultivo da erva para qualquer finalidade. Os buds que tanto amamos são produzidos pelas plantas fêmeas, por exemplo. Já os machos, apesar de não possuírem buds e terem um baixo nível de THC, são a matéria-prima perfeita para a extração de um cânhamo mais macio.

.

Macho x Fêmea

A cannabis fêmea é a responsável pela formação do bud que, na verdade, corresponde ao órgão reprodutor da planta. Para gerar sementes e iniciar seu processo de reprodução, ela necessita do pólen produzido pelo macho. Contudo, ao tornar o processo de reprodução possível, os machos acabam interferindo e reduzindo significativamente a safra de buds das fêmeas. Por isso, muitas sementes em sua cota podem indicar a presença de machos na plantação. Então, se a intenção for curtir uma brisa ou mesmo utilizar a erva para fins medicinais, é preciso estar atento e fazer a identificação e retirada das plantas masculinas durante a produção. Assim, a fêmea pode focar sua energia no desenvolvimento de buds potentes, ricos em THC e livres de sementes.

.

Como identificar o sexo de plantas canábicas?

Aqui te ensinamos alguams formas de diferenciar o sexo de sua planta:

As flores de ambos os sexos são iguais durante as primeiras 6 semanas, por isso é necessário aguardar o desenvolvimento de seus órgãos reprodutores para fazer a sexagem.

Para começar, a planta feminina possui folhas mais encorpadas do que as masculinas. Então, caso você esteja tentando identificar o sexo de uma planta adulta, é possível perceber que há um maior volume de folhas na base da fêmea e que seu caule é mais fino do que o da planta macho.

Se a sua planta ainda é novinha, algumas outras características podem ajudar nessa diferenciação. As plantas do sexo feminino, em suas primeiras semanas de formação, desenvolvem os pistilos. Por tanto, busque por estes finos pelinhos nas juntas do caule com a folha.

Já as plantas masculinas desenvolvem uma estrutura chamada estamen. Pequenos saquinhos onde é produzido e armazenado o pólen que também são encontrados na junção do caule com a folha.

Ah, sabia que tem aquelas que desenvolvem ambas as estruturas, tanto pistilos quanto estamens? Essas são as plantas hermafroditas e, assim como as plantas macho, elas também não são ideais para fazer a cabeça.

.

É macho, joga fora?

Já ouvimos muito a frase: “é macho, joga fora!” Isso porque, como já vimos anteriormente, os machos costumam prejudicar a formação das flores. Por isso, caso a remoção destas plantas não seja feita, elas irão polinizar um grande número de fêmeas que deixarão de produzir buds e passarão a focar na produção de sementes. Contudo, a cannabis masculina também tem seus atrativos, principalmente no que diz respeito a fins industriais.

Grande fonte de fibras, a planta macho possui propriedades favoráveis à produção de um cânhamo de melhor qualidade do que o proveniente da fêmea. Dessa forma ele possibilita a confecção de tecidos, papéis e até mesmo a produção de um concreto atóxico totalmente sustentável. Além disso, os machos servem de matéria prima para cremes, pomadas e podem ser aproveitados para compostagens.

De maneira geral, a planta feminina até poderia ser utilizada para a produção de cânhamo. O que acontece é que, por conta da alta busca pelas propriedades psicoativas da planta, a mesma acaba sendo destinada para fins medicinais e recreativos. Por isso, o macho acaba sendo priorizado em outros mercados.

O fato é que, além de sua essencial função para a reprodução de novas cruzas, os machos da planta são super versáteis e possuem potencial para as mais diversas possibilidades de uso. Mas se você quiser manter uma sessão farta e de qualidade durante o ano inteiro, é melhor mantê-los distante!

.

Cuidado com o pólen!

Você pode notar assim que, apesar das pequenas diferenças estéticas, o sexo da planta determina qual o uso mais adequado para ela. E que, muitas vezes, a combinação entre a cannabis fêmea e a macho pode não ser uma boa opção. Por isso queremos saber, você tem alguma história de planta macho que polinizou seu jardim?

 

Referências: